Você sabia…

…que para calcular o MDC de dois ou mais números pode-se usar o procedimento da fatoração simultânea, conhecido – basicamente – para o cálculo do MMC?

Para calcular o MDC através da fatoração simultânea, basta efetuarmos o produto dos fatores primos que dividiram TODOS os valores que foram fatorados.

Difícil?

Nem tanto.   Veja esse exemplo: calcular o MDC entre 60, 80, 100 e 120.

60

80

100

120

2

30

40

50

60

2

15

20

25

30

2

15

10

25

15

2

15

5

25

15

3

5

5

25

5

5

1

1

5

1

5

1

1

1

1

 

Para o MMC, bastaria efetuar a multiplicação de todos os valores encontrados, isto é,

MMC(60, 80, 100, 120) = 24 x 3 x 5 = 1200

Para o MDC, basta localizar na decomposição simultânea as linhas onde aparecem os fatores que dividiram TODOS os números, sem exceção (em azul).

MDC(60, 80, 100, 120) = 2 x 2 x 5 = 20

Prático, não?

Para Saber Mais:

3 pensamentos sobre “Você sabia…

  1. professor para que série normalmente é esse assunto?minha filha está tentando admissão para uma escola militar e dá desse mesmo jeito para o quinto ano fiquei pasma com a sua esplicação com um ano no curso não me esplicarão desse jeito por favor me addicione no sei email.para maiores socorros ela só tem 9 anos eu acho muito difícil isso para esplicar para ela agora que aprendi irei ajudá-la ou tentar obrigado …que o senhor jesus te abençõe e continui te dando sabedoria para ajudar quem necessita parabéns

Deixe um comentário

