Ops!!! Errei…

É pessoal, de vez em quando eu erro, embora alguns achem que não.

Então, quero agradecer ao Bras Cubas (não sei se o nome é real ou apenas um pseudônimo, mas foi assim que a pessoa se identificou) por mostrar a solução correta, (mais) simples e objetiva, retificando àquela que postei em “As férias chuvosas da Midian“.

Parei com calma para refazer a questão e prestar atenção no que postei como solução. Conclui (graças ao aviso do Bras) que a minha solução está – de fato – errada.

Abaixo, a solução enviada pelo Bras, conforme ele mesmo postou:

“Olá! Creio que vc deva rever sua resolução desse exercício. O gabarito e outros colegas dizem que a resposta é 9. Postarei, adiante, minha resolução

n = número de dias
Mc = Manhã chuvosa
Ms =6 = Manhã seca
Tc = tarde chuvosa
Ts = 5= tarde seca

quando chove de manhã não chove à tarde: isso quer dizer que nunca choverá de manhã e à tarde, num mesmo dia.

1ª Mc + Tc = 7
2ª Ms + Mc = n
3ª Ts + Tc = n

Lembrando que Ts = 5 e Ms = 6, fica fácil de se resolver o sistema acima. Somam-se as equações 2ª e 3ª e fazem-se as substutuições necessárias.

Mc + Tc + Ms + Ts = 2n
7 + 6 + 5 =2n
18 = 2n
n = 9 (resposta)”

Ao Bras e às demais pessoas que me ajudam a perceber essas falhas, meu muito obrigado!

Aos alunos que sempre passam por aqui à procura de auxílio, minhas sinceras desculpas e minha promessa de que – a partir de agora – tentarei sempre revisar minhas soluções.

Aliás, isso me lembra um ditado bastante conhecido: “a pressa é inimiga da perfeição“.

Ainda não excluí o post “As férias chuvosas da Midian”. Penso em fazer uma observação sobre a solução e inserir um link para cá, para que outras pessoas não gravem a solução errada.

O que vocês acham?

Mais uma vez obrigado.

No mais é isso aí.

Abraços pra todo mundo.

Um pensamento sobre “Ops!!! Errei…

  1. Caro Marco,

    Todos nos enganamos, nem que seja uma vez por outra.
    Talvez acrescentar ao post “As férias chuvosas da Midian” este seu post de hoje, com um link para aqui, e indicar a data da correcção.

Deixe um comentário

