Você conhece seu candidato?

Pois é.

É provável que muita gente não saiba, mas nós podemos ter acesso ao cadastro dos candidatos aos cargos de Prefeito e Vereador.

Na verdade é um cadastro simples que disponibiliza publicamente informações pessoais, processuais e declarativa de bens próprios, além do nível de escolaridade do candidato.

Para obter essas informações, basta acessar o site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.   Lá encontram-se todas as informações pertinentes e relativas a todo serviço eleitoral em nível nacional.

Para obter informações dos candidatos do seu município, basta clicar no link da Divulgação de Candidatos e, na sequência, clicar no link Divulgação de Registro de Candidaturas 2008.   Em seguida, selecione no mapa o estado que deseja, depois basta escrever o nome do município na caixa de pesquisa (ou procurá-lo na lista).   Aparecerá então o número de candidatos para os cargos de prefeito e vereador registrados para o munícipio selecionado.

Para economizar tempo, observem que ao clicar no NOME do canditado, o registro cadastrado aparecerá na tela e ao clicar no SIGLA DO PARTIDO, aparecerá uma caixa que informa a previsão de gastos do candidato na campanha.

Outra leitura interessante (e que é possível encontrar com extrema facilidade em qualquer mecanismo de pesquisa) é a resposta para a seguinte pergunta: “O QUE FAZ UM VEREADOR?”

Parece bobagem.   Mas não é.   Não são raros os casos em que os votos seguem uma linha de fidelidade cujos critérios são baseados em qualquer coisa (família, amigos, conhecidos, entre outros bem mais “pesados) menos no que deveria ser de fato.

Sugiro a leitura do texto “O que faz um vereador?”, no site (dentre vários que encontrei após rápida pesquisa na net) do Instituto Ágora (é assim mesmo que se escreve, com acento agudo no “A”) de São Paulo.

E, se tiver um pouco mais de tempo, acesse o site Todos Pela Educação.   Vale muito à pena uma leitura detalhada das informações que são disponibilizadas lá.

Leiam, reflitam, ponderem e cheguem às suas próprias conclusões.   Se acharem relevante, divulguem, repassem informações, discutam o assunto com mais pessoas.   Todos ganham dessa forma.

E lembrem-se:

“4 anos é muito tempo.   Principalmente quando as coisas não vão bem.”

Portanto, votem consciente: NÃO “VENDAM” SEUS VOTOS PARA NENHUM CANDIDATO!!!

Um Forte Abraço,

Marco Castro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s